“DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”.

De José Antônio do Carmmo – Para uso do texto, favor consultar o autor.

Vemos como cenário, ao centro, no fundo, em plano elevado, uma grande mesa que lembra a mesa do quadro “Santa Ceia” de Leonardo Da Vinci, com toda decoração. Abaixo ou debaixo acontece uma grande procissão envolvendo todos da cidade, políticos, empresários, clero e populares. É dia comemorativo da grande padroeira. A cidade está em festa. O país está em festa. Tudo é televisionado. A movimentação de todos, com exceção dos populares, que estão na procissão é coreografada, exagerada, como um grande SHOW carnavalesco. Os populares (povo humilde) tem sempre um ar de contrição, em profunda oração.

Repórter: Bem amigos de todo Brasil, Aqui estou eu, MATEUS LEVI O SEU APRESENTADOR, na cidade da padroeira, transmitindo mais esta festa de fé e da bonança. 01 milhão de pessoas… EU DISSE 01 MILHÃO DE PESSOAS já estão espalhados pela cidade e não pára de chegar ônibus de todos os cantos do país. O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!! O comércio da cidade comemora recordes de vendas de santos, medalhinhas, velas, sutiãs e calcinhas é a festa das LEMBRANCINHAS!!!… (escutando no ponto) ATENÇÃO!!!! ATENÇÃO!!!!  LOTAÇÃO ESGOTADA!!!! Os hotéis já não tem vagas, as pensões estão lotadas… A fé bate UM RECORDE !!!!!

Da procissão destaca-se um núcleo que vem chegando próximo do repórter. É núcleo do prefeito e seu bloco de puxa-sacos. O Prefeito, a Primeira dama (modelete) e vereadores. Todos trazem CUECAS nas mãos. Durante toda a cena, o único que fala é o prefeito. A Primeira dama faz poses ao seu lado. Os vereadores fazem uma coreografia usando as CUECAS.

Repórter: Vamos falar agora com o Prefeito ANDRÉ – o primeiro escolhido.

Prefeito: O primeiro nas pesquisas, o primeiro na eleição, o primeiro na administração desta comunidade de fé. (a cada frase, a primeira dama faz uma pose… estilo garota Silvio Santos) UMA ADMINISTRAÇÃO DE FÉ E TRABALHO!!!

Repórter: Este número de peregrinos, superou as expectativas da prefeitura?

Prefeito: Primeiramente o meu cordial boa tarde!!! (um dos vereadores cochicha no seu ouvido)… Como eu ia dizendo, o meu cordial bom dia a todos que estão em casa…. VEM PRA CÁ, VEM? (coreografias com as cuecas) Trabalhamos para receber você aqui… Trabalhamos para isso, para ter este sucesso de audiência… (vereador cochicha) para que você tenha sucesso na sua penitência.

Repórter: Mais não é preocupante tanta gente junta? A cidade tem infra-estrutura?

Prefeito: CORAÇÃO DE MÃE SEMPRE CABE MAIS UM!!! Ademais temos os campos de nossa cidade para o seu acampamento… (vereador cochicha) Acabo de lançar, mais uma iniciativa de meu governo, o acampamento PARIS… O melhor de a PARIScida!!!! VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografias com as cuecas)

Repórter: O comércio está em festa. Nunca se vendeu tanto. A arrecadação do município tem melhorado. Sua administração pensa em alguma melhoria para atender os peregrinos?

Prefeito: Veja bem, os gastos da prefeitura… (vereador cochicha) os gastos com infra-estrutura serão…. (vereador cochicha)… minha administração é transparente…. (vereador cochicha)… no próximo ano… (vereador cochicha) VEM PRA CÁ, VEM? (coreografias com as cuecas) Que vocês verão!!

O bloco do prefeito carrega o prefeito, como se carregasse santo em um andor. Prefeito grita: “DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”… Saem cantando VEM PRA CA, VEM? Em ritmo de samba!!! Juntam-se a procissão.

Repórter: Bem meus amigos, Mateus Levi o seu apresentador acaba de falar com o prefeito André-o primeiro escolhido… Para você que chegou agora, estamos aqui, nesta festa da fé e da bonança… e o BASIL SE REÚNE AQUI… já são mais de 01 milhão meio… eu disse 01 MILHÃO E MEIO DE PESSOAS é um só dia na cidade…. (escuta o ponto)…. PARA TUDO!!!! (a procissão para) Não. Vocês não FIGURAÇÃO… Continuem a procissão…. eu preciso de “MOVIMENTAÇÃO NO FUNDO”… Aconteceu um milagre… mal anunciamos o lançamento… EM PRIMEIRA MÃO… dos acampamentos PARIS e já está tudo LOTADO!!! É um milagre da televisão!!!

Da procissão destaca-se o núcleo da igreja. Composto pelo arcebispo e os padrecos. É o bloco dos urubus. Os padrecos trazem sacolinhas de recolher oferta. Vem em direção ao repórter. Padrecos farão coreografia com sacolinhas.

Repórter: Vossa Eminência Reverendíssima Arcebispo Simom Pedro, o representante da fé se aproxima de nós.

Arcebispo: (canta) Como é grande o meu amor…. (padreco cochicha) Meus caros filhos, este é o momento da consagração da nossa padroeira. Olhem para o lado e vejam a consolidação da fé. O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!

Repórter: Epa!!! Este bordão é meu!!!

Arcebispo: Meu filho olhe a soberba!!! O que é meu é seu… (padreco cochicha), melhor, O QUE É SEU É MEU!!!

Repórter: Desculpe eminência. (beija a mão do arcebispo).

Arcebispo: É preciso dar… (padreco cochica) é preciso doar-se para entrar … VEM PRA CÁ, VEM? (Padrecos coreografia com bolsinha)

Repórter: O Santuário já não cabe mais tantos fiéis….

Arcebispo: O reino dos céus não tem limites! VEM PRA CÁ, VEM? (coreografia com bolsinhas)

Repórter: Os hotéis, pousadas, acampamentos estão lota…

Arcebispo: A fé abre… (padreco cochicha) move montanhas!!! VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia com bolsinhas)

Repórter: (escutando o ponto) Precisamos dar uma pausa para os comerciais. Já, já voltamos!!!

Repórter e Arcebispo: O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!

Todos se desmontam. Na procissão apenas o núcleo do povo continua em pé e firme na sua contrição. Enquanto acontece comercial. Fundo musical celestial… Comercial das velas. Três falsas beatas fazem o comercial…

Beatas:

Quer arrumar um marido….  01 Vela para Santo Antônio

Quer arrumar um marido rico … 05 velas para São Frederico

Quer arrumar um emprego ….ichi!!!  10 velas para Santo Expedito!!!!

VELHAS SANTA MARIA !!!! UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL!!!!!

Repórter: ATENÇÃO!!! Todos apostos. Já estamos voltando do comercial.

Todos voltam para seus lugares, Arcebispo, padrecos e repórter voltam para a mesma posição que estavam.

Repórter: Bem amigos e amigas de casa, Mateus Levi o seu apresentador está de volta, direto desta festa grandiosa. Eminência, afinal o que estamos comemorando hoje?

Arcebispo: Meus filhos e filhas, hoje é o da internacionalização da… (padreco cochicha) como ia dizendo, hoje é o dia da Nacionalização… (padre cochicha)… bem… hoje é … é dia de FESTA!!!!! VEM PRA CÁ, VEM? (coreografia da bolsinha)

Repórter: (ouvindo o ponto)… um momento arcebispo. Humm!!! Humhum!… BOMBA!!!!! (Todos se abaixam tampando os ouvidos e param a procissão) Não gente!!! É só uma expressão!!! Voltem a fazer o combinado!!!… Pessoal de casa, acabo de receber uma notícia BOMBA!!!! É um furo de reportagem… ACABARAM –SE TODAS AS VELAS NO SATUÁRIO!!!! Eminência, o que o senhor tem a dizer?

Arcebispo: Bom… é preciso calma… Vamos acender a chama do nosso coração… (padreco cochicha) Temos a solução… VELAS ELÉTRICAS – UMA MOEDINHA E SUA CHAMA NÃO SE APAGARÁ… VEM PRA CÁ, VEM? (Coreografia da bolsinha)

O Bloco dos urubus (padrecos) carrega o arcebispo, como se carregasse um santo em um andor. Arcebispo grita: “DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”… Saem cantando VEM PRA CA, VEM? Em ritmo de samba!!! Juntam-se a procissão.

Repórter: Lá vai o nosso representante da fé. Enquanto isso eu, Mateus Levi o seu apresentador, fico aqui de prontidão, mostrando para você o melhor desta festança. A cada minuto que passa, mais e mais ônibus vindo deste Brasilzão de meu Deus vêm chegando na cidade. (Ouvindo o ponto) ATENÇÃO!!! Estão chegando novas informações da minha central… um instante… sim… sim… Pessoal de casa, NÃO È POSSIVEL!!!! A cidade não vai agüentar… é o SUCESSSO da fé!!!  São mais de 2 milhões de pessoas… eu disse 02 MILHÕES de pessoas em um só dia na cidade… É o SHOW BUSINESS da fé!!!!  Os estoques de lembrancinhas já estão no fim. Mas não se preocupem, você não ficara sem sua lembrancinha. Os comerciantes já providenciaram reposição do estoque. (ouvindo o ponto) Outro MILAGRE acaba de acontecer… Mal acabamos de anunciar a iniciativa da igreja em criar VELAS ELÉTRICAS e elas já são SUCESSO DE VENDAS… O povo está em polvorosa!! É mais um milagre da televisão!

Da procissão destaca-se o núcleo dos empresários. Composto pelos irmãos Dídimos presidentes da Associação comercial e os empresários. É o bloco dos almofadinhas. Os empresários trazem pastas estilo 007(executivo). Vem em direção ao repórter. Empresários farão coreografia com pastas.

Os Dídimos: (cantando efusivamente, seguido de seu bloco de almofadinhas fazendo coreografia com pastas)

VEM PRA CÁ, VEM? (coreografia das malas)

VEM PRÁ CÁ, VEM? ? (coreografia das malas)

(eufórico) VEM GASTAR, VEM GASTAR, GASTAR, GASTAR, GASTAR, GASTAR… (empresário cochicha)(bem bonachão) VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia das malas) O AMOR NÃO TEM PREÇO!!!!

Repórter: Meus amigos e amigas de casa, estes que acabam de chegar FELIZES!!!, São os nossos queridos Tomé Dídimo e Dídimo Tomé, OS IRMÃOS DÍDIMOS, responsáveis pela organização, pelos lançamentos e pelo o colorido das lojas… DEDICAÇÃO TOTAL A VOCÊ!!!!

Dídimos (falando sempre em coro ou um complementa o outro): É isso aí ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHOR SERVIR!!!

Repórter: e como vocês estão vendo esta festa que está batendo recordesss!!!??

Dídimos: Estamos colhendo o que plantamos: O SUCESSO!!!! (empresário cochicha) O SUCESSO DA FÉ!!!!! VEM PRA CÁ, VEM? (coreografias com malas)

Repórter: O pessoal de casa e os que estão nos ouvindo aqui no santuário, estão preocupados…Eles terão suas lembrancinhas garantidas??

Dídimos: NOS DIVIDIMOS EM DOIS para que você, sua vizinha, comadre e amiga virtual  NÃO SAIA DE MÃOS VAZIAS.  Temos sempre a solução!!! Satisfação garantida ou… (empresário cochicha) VEM PRÁ CÁ, VEM?  (coreografia)

Repórter: Alguma novidade no mercado da fé… (empresário cochicha no seu ouvido) no mercado voltado para fé?

Dídimos: Estamos lançando o TERÇO DIGITAL… Agora você não vai mais se perder nas suas orações… O TERÇO DIGITAL é comandado pela sua voz… e te avisa quantas ave Maria’s estão faltando… E se você não sabe COMTEMPLAR os mistérios, não se preocupe, ele faz isso para você!!!

Repórter: Com certeza isso é mais um reforço para a fé!!! MAIS UMA AÇÃO ORIENTADA, TANTO PARA O OUVINTE PASSIVO COMO PARA O QUE REZA!!!

Dídimos: UM APARELHO ABERTO À PRECE!!! E você só encontra AQUI!!! VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia)

Repórter: Um instante por favor… (ouvindo no ponto)… Sim.. sim… Não é possível!!! As linhas da nossa central estão congestionadas… Mal acabamos de anunciar o TERÇO DIGITAL e o Brasil inteiro quer ter UM… Este é um país com um POVO DE FÈ!!!… Dídimos, como os nossos amigos de casa podem adquirir este APARTELHO DA FÉ?

Dídimos: Isso é mais um MILAGRE DA FÉ NA TELEVISÃO!!!. É muito simples. Basta fazer um depósito identificado em nome de “DOIS LOBOS COMÉRCIO DA FÉ S.A”  em qualquer agência bancaria, de qualquer banco, em qualquer lugar… Depois é só enviar um fax com o comprovante para o número 26666666… e se não tiver como enviar o fax, não se preocupe, ENCONTRAMOS VOCÊ!!!

Repórter: Repetindo o número…

Dídimos: 2666-6666… VOCÊ NÃO PODE FICAR SEM O SEU…. VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia)

Repórter: (ouvindo o ponto) Pessoal um momento, estão chegando mais informações da central… sim…sim… BOMBA!!!! (repórter vira rapidamente para a procissão e grita) SE VOCÊS PARAREM A PROCISSÃO OU SE ABAIXAREM, EU…. EU… (lembrando dos amigos de casa) EU estou aqui com vocês, por que o BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!! Amigos de casa é um MILAGRE a fé do povo BRASILEIRO… O santuário já não cabe mais tanta gente!!! São 02 milhões e meio… eu disse 02 MILHÕES E MEIO de pessoas em um só dia na cidade!!! E O SHOW DA FÉ!!! O comércio está abarrotado de gente querendo seu TERÇO DIGITAL. Já é TOP de vendas!!!

Dídimos: A campanha VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia) Já é mais um SUCESSO da publicidade brasileira!! Ganharemos o prêmio dos PROFISSIONAIS DO ANO!!! E tudo isso com o apoio total do povo brasileiro, este POVO DE FÉ!!!

Repórter: As lojas conseguirão atender tamanha demanda?

Dídimos: Estamos prontos para fatu… (empresário cochicha) estamos prontos para fazer com que você tenha SUCESSO na realização da sua peregrinação e leve com você sua LEMBRANCINHA, nem que seja apenas uma FOTO aos pés da nossa SANTINHA!! VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia)

O Bloco dos almofadinhas carrega os Dídimos, como se carregasse um santo em um andor. Os Dídimos gritam: “DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”… Saem cantando VEM PRA CA, VEM? Em ritmo de samba!!! Juntam-se a procissão.

Repórter: Como cantou o nosso querido ARCEBISPO…(canta) “Como é grande o meu amor por você…” por vocês MEU POVO BRASILEIRO!!! Estamos dando uma lição de fé no mundo!!! Fé no nosso semelhante!!! O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!! Vamos tentar falar com este povo que faz a festa, a FESTA DA BONANÇA.

Da procissão destaca-se o núcleo do povo. Composto por populares, pessoas simples e de várias regiões do Brasil. Vem em direção ao repórter.

Repórter: Aproxima-se de nós um grupo de romeiros. De onde vocês são?

Povo: (numa espécie de ladainha ZUMBI, vozes com vários sotaques saindo da multidão)

Chá Preta, Corte do Noia

Sorocaba, Coqueiro Seco

Feira Grande, Itu

Feliz Deserto, Girau do Ponciano

Ferraz de Vasconcelos, Mar Vermelho

Olho D’Água do Casado, Francisco Morato

Quebrângulo, Tanque D’Árca

Belo Horizonte, Pirituba

Jacaré dos Homens,Cachorrinho

Bom Jesus do Galho, Tartarugalzinho

Tartarugal Grande, Espera Feliz

Laranja da Terra, Divino de Laranjeiras

Entre Folhas, Bom Conselho

Varre Sai, Fartura do Piauí

Jardim do Mulato, Passa-e-Fica

Anta Gorda, Não-Me-Toque

Braço do Trombudo, Pedra Mole

Pingo D’agua, Soledade,

Promissão, Amém

Repórter: O que vocês estão achando desta festa da CONSOLIDAÇÃO DA FÈ, da sua FÉ?

Povo (vozes com vários sotaques saindo da multidão em cânone): Um beijo para minha mãe… Beijo para meu pai… Beijo para minha filha… beijo para minha sogra…Beijo para meu irmão…. Beijo para minha vizinha…. Beijo para meu cachorro…

(bem no fundo, no meio do povo, surge um cartaz: EU ESTOU AQUI MÃE!!!!! Outros cartazes poderão surgir. Esses tipos de cartazes que vemos durante a exibição de partidas de futebol quando é focalizado o povão)

Repórter: O que trouxeram vocês até aqui?

Povo (em coro, em cânone): PAGAR…  PROMESSA… PAGAR…. PROMESSA… PAGAR…. PROMESSA… PAGAR…. PROMESSA (no meio deste coro surge a palavra COMPRAR, confundindo-se com as outras.)

O núcleo do povo começa uma espécie de lamentação, sempre usando as palavras PAGAR, PROMESSA e COMPRAR (minha culpa, minha máxima culpa). Ocupam todo o palco agora.

Repórter: Bem meus amigos de casa, A FESTA VAI CONTINUAR!!! Hoje chegamos no fim da nossa transmissão do dia no santuário, nesta expressão da fé do povo. O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!! Amanhã continuaremos a mostrar o povo na sua mais pura demonstração de …

Um grupo de pessoas passa pelo repórter e o carrega, como se carregasse um santo em um andor. Repórter grita “DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”… Saem cantando VEM PRA CA, VEM? Em ritmo de samba!!! E vão em direção a mesa no outro plano. Os outros núcleos (igreja, empresários e políticos), com seus respectivos representantes, saem da procissão e vão em direção a mesa no outro plano. Na mesa tem 13 lugares. Eles ocupam seus lugares na mesa, formando uma imagem parecida com a Santa Ceia. Os representantes dos núcleos ocupam o centro de destaque da mesa, inclusive o repórter.)

Arcebispo: Tomai e comei…

Prefeito: este é o seu Corpo

Dídimos: que será entregue para nós.

Repórter: O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!!

Após estas falas, começa a cair do alto, encima da mesa, muito dinheiro. É uma ORGIA CAPITALISTA. Cada núcleo procura encher suas sacolas, malas e cuecas de dinheiro. Isso deve ser feito de forma bem lascívia, deixando de lado qualquer protocolo. Cada um defendendo seu interesse.

Enquanto acontece a ORGIA CAPITALISTA na Santa ceia, abaixo o povo continua sua contrição. Agora eles trazem objetos de ceras representando o milagre alcançado. Pode ser um braço, um coração, uma perna, uma cabeça… Até cachorro de cera. Pessoas carregam miniaturas de carros, barcos, casas, um quadro de Nossa Senhora, cadernos de vestibulares, bicicletas, caranguejos na cabeça… Pessoas andam de joelhos, se arrastam, se batem…. trazem cadeiras de rodas, muletas… um grupo se aglomeram em volta de uma corda, puxando… Tudo isso feito ao som de uma grande lamentação.

A imagem da ORGIA CAPITALISTA e a LAMENTAÇÃO do povo vão se confundindo, virando uma coisa só. Uma simbiose.

FIM


“DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”.

De José Antônio do Carmo

Vemos como cenário, ao centro, no fundo, em plano elevado, uma grande mesa que lembra a mesa do quadro “Santa Ceia” de Leonardo Da Vinci, com toda decoração. Abaixo ou debaixo acontece uma grande procissão envolvendo todos da cidade, políticos, empresários, clero e populares. É dia comemorativo da grande padroeira. A cidade está em festa. O país está em festa. Tudo é televisionado. A movimentação de todos, com exceção dos populares, que estão na procissão é coreografada, exagerada, como um grande SHOW carnavalesco. Os populares (povo humilde) tem sempre um ar de contrição, em profunda oração.

Repórter: Bem amigos de todo Brasil, Aqui estou eu, MATEUS LEVI O SEU APRESENTADOR, na cidade da padroeira, transmitindo mais esta festa de fé e da bonança. 01 milhão de pessoas… EU DISSE 01 MILHÃO DE PESSOAS já estão espalhados pela cidade e não pára de chegar ônibus de todos os cantos do país. O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!! O comércio da cidade comemora recordes de vendas de santos, medalhinhas, velas, sutiãs e calcinhas é a festa das LEMBRANCINHAS!!!… (escutando no ponto) ATENÇÃO!!!! ATENÇÃO!!!!  LOTAÇÃO ESGOTADA!!!! Os hotéis já não tem vagas, as pensões estão lotadas… A fé bate UM RECORDE !!!!!

Da procissão destaca-se um núcleo que vem chegando próximo do repórter. É núcleo do prefeito e seu bloco de puxa-sacos. O Prefeito, a Primeira dama (modelete) e vereadores. Todos trazem CUECAS nas mãos. Durante toda a cena, o único que fala é o prefeito. A Primeira dama faz poses ao seu lado. Os vereadores fazem uma coreografia usando as CUECAS.

Repórter: Vamos falar agora com o Prefeito ANDRÉ – o primeiro escolhido.

Prefeito: O primeiro nas pesquisas, o primeiro na eleição, o primeiro na administração desta comunidade de fé. (a cada frase, a primeira dama faz uma pose… estilo garota Silvio Santos) UMA ADMINISTRAÇÃO DE FÉ E TRABALHO!!!

Repórter: Este número de peregrinos, superou as expectativas da prefeitura?

Prefeito: Primeiramente o meu cordial boa tarde!!! (um dos vereadores cochicha no seu ouvido)… Como eu ia dizendo, o meu cordial bom dia a todos que estão em casa…. VEM PRA CÁ, VEM? (coreografias com as cuecas) Trabalhamos para receber você aqui… Trabalhamos para isso, para ter este sucesso de audiência… (vereador cochicha) para que você tenha sucesso na sua penitência.

Repórter: Mais não é preocupante tanta gente junta? A cidade tem infra-estrutura?

Prefeito: CORAÇÃO DE MÃE SEMPRE CABE MAIS UM!!! Ademais temos os campos de nossa cidade para o seu acampamento… (vereador cochicha) Acabo de lançar, mais uma iniciativa de meu governo, o acampamento PARIS… O melhor de a PARIScida!!!! VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografias com as cuecas)

Repórter: O comércio está em festa. Nunca se vendeu tanto. A arrecadação do município tem melhorado. Sua administração pensa em alguma melhoria para atender os peregrinos?

Prefeito: Veja bem, os gastos da prefeitura… (vereador cochicha) os gastos com infra-estrutura serão…. (vereador cochicha)… minha administração é transparente…. (vereador cochicha)… no próximo ano… (vereador cochicha) VEM PRA CÁ, VEM? (coreografias com as cuecas) Que vocês verão!!

O bloco do prefeito carrega o prefeito, como se carregasse santo em um andor. Prefeito grita: “DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”… Saem cantando VEM PRA CA, VEM? Em ritmo de samba!!! Juntam-se a procissão.

Repórter: Bem meus amigos, Mateus Levi o seu apresentador acaba de falar com o prefeito André-o primeiro escolhido… Para você que chegou agora, estamos aqui, nesta festa da fé e da bonança… e o BASIL SE REÚNE AQUI… já são mais de 01 milhão meio… eu disse 01 MILHÃO E MEIO DE PESSOAS é um só dia na cidade…. (escuta o ponto)…. PARA TUDO!!!! (a procissão para) Não. Vocês não FIGURAÇÃO… Continuem a procissão…. eu preciso de “MOVIMENTAÇÃO NO FUNDO”… Aconteceu um milagre… mal anunciamos o lançamento… EM PRIMEIRA MÃO… dos acampamentos PARIS e já está tudo LOTADO!!! É um milagre da televisão!!!

Da procissão destaca-se o núcleo da igreja. Composto pelo arcebispo e os padrecos. É o bloco dos urubus. Os padrecos trazem sacolinhas de recolher oferta. Vem em direção ao repórter. Padrecos farão coreografia com sacolinhas.

Repórter: Vossa Eminência Reverendíssima Arcebispo Simom Pedro, o representante da fé se aproxima de nós.

Arcebispo: (canta) Como é grande o meu amor…. (padreco cochicha) Meus caros filhos, este é o momento da consagração da nossa padroeira. Olhem para o lado e vejam a consolidação da fé. O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!

Repórter: Epa!!! Este bordão é meu!!!

Arcebispo: Meu filho olhe a soberba!!! O que é meu é seu… (padreco cochicha), melhor, O QUE É SEU É MEU!!!

Repórter: Desculpe eminência. (beija a mão do arcebispo).

Arcebispo: É preciso dar… (padreco cochica) é preciso doar-se para entrar … VEM PRA CÁ, VEM? (Padrecos coreografia com bolsinha)

Repórter: O Santuário já não cabe mais tantos fiéis….

Arcebispo: O reino dos céus não tem limites! VEM PRA CÁ, VEM? (coreografia com bolsinhas)

Repórter: Os hotéis, pousadas, acampamentos estão lota…

Arcebispo: A fé abre… (padreco cochicha) move montanhas!!! VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia com bolsinhas)

Repórter: (escutando o ponto) Precisamos dar uma pausa para os comerciais. Já, já voltamos!!!

Repórter e Arcebispo: O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!

Todos se desmontam. Na procissão apenas o núcleo do povo continua em pé e firme na sua contrição. Enquanto acontece comercial. Fundo musical celestial… Comercial das velas. Três falsas beatas fazem o comercial…

Beatas:

Quer arrumar um marido….  01 Vela para Santo Antônio

Quer arrumar um marido rico … 05 velas para São Frederico

Quer arrumar um emprego ….ichi!!!  10 velas para Santo Expedito!!!!

VELHAS SANTA MARIA !!!! UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL!!!!!

Repórter: ATENÇÃO!!! Todos apostos. Já estamos voltando do comercial.

Todos voltam para seus lugares, Arcebispo, padrecos e repórter voltam para a mesma posição que estavam.

Repórter: Bem amigos e amigas de casa, Mateus Levi o seu apresentador está de volta, direto desta festa grandiosa. Eminência, afinal o que estamos comemorando hoje?

Arcebispo: Meus filhos e filhas, hoje é o da internacionalização da… (padreco cochicha) como ia dizendo, hoje é o dia da Nacionalização… (padre cochicha)… bem… hoje é … é dia de FESTA!!!!! VEM PRA CÁ, VEM? (coreografia da bolsinha)

Repórter: (ouvindo o ponto)… um momento arcebispo. Humm!!! Humhum!… BOMBA!!!!! (Todos se abaixam tampando os ouvidos e param a procissão) Não gente!!! É só uma expressão!!! Voltem a fazer o combinado!!!… Pessoal de casa, acabo de receber uma notícia BOMBA!!!! É um furo de reportagem… ACABARAM –SE TODAS AS VELAS NO SATUÁRIO!!!! Eminência, o que o senhor tem a dizer?

Arcebispo: Bom… é preciso calma… Vamos acender a chama do nosso coração… (padreco cochicha) Temos a solução… VELAS ELÉTRICAS – UMA MOEDINHA E SUA CHAMA NÃO SE APAGARÁ… VEM PRA CÁ, VEM? (Coreografia da bolsinha)

O Bloco dos urubus (padrecos) carrega o arcebispo, como se carregasse um santo em um andor. Arcebispo grita: “DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”… Saem cantando VEM PRA CA, VEM? Em ritmo de samba!!! Juntam-se a procissão.

Repórter: Lá vai o nosso representante da fé. Enquanto isso eu, Mateus Levi o seu apresentador, fico aqui de prontidão, mostrando para você o melhor desta festança. A cada minuto que passa, mais e mais ônibus vindo deste Brasilzão de meu Deus vêm chegando na cidade. (Ouvindo o ponto) ATENÇÃO!!! Estão chegando novas informações da minha central… um instante… sim… sim… Pessoal de casa, NÃO È POSSIVEL!!!! A cidade não vai agüentar… é o SUCESSSO da fé!!!  São mais de 2 milhões de pessoas… eu disse 02 MILHÕES de pessoas em um só dia na cidade… É o SHOW BUSINESS da fé!!!!  Os estoques de lembrancinhas já estão no fim. Mas não se preocupem, você não ficara sem sua lembrancinha. Os comerciantes já providenciaram reposição do estoque. (ouvindo o ponto) Outro MILAGRE acaba de acontecer… Mal acabamos de anunciar a iniciativa da igreja em criar VELAS ELÉTRICAS e elas já são SUCESSO DE VENDAS… O povo está em polvorosa!! É mais um milagre da televisão!

Da procissão destaca-se o núcleo dos empresários. Composto pelos irmãos Dídimos presidentes da Associação comercial e os empresários. É o bloco dos almofadinhas. Os empresários trazem pastas estilo 007(executivo). Vem em direção ao repórter. Empresários farão coreografia com pastas.

Os Dídimos: (cantando efusivamente, seguido de seu bloco de almofadinhas fazendo coreografia com pastas)

VEM PRA CÁ, VEM? (coreografia das malas)

VEM PRÁ CÁ, VEM? ? (coreografia das malas)

(eufórico) VEM GASTAR, VEM GASTAR, GASTAR, GASTAR, GASTAR, GASTAR… (empresário cochicha)(bem bonachão) VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia das malas) O AMOR NÃO TEM PREÇO!!!!

Repórter: Meus amigos e amigas de casa, estes que acabam de chegar FELIZES!!!, São os nossos queridos Tomé Dídimo e Dídimo Tomé, OS IRMÃOS DÍDIMOS, responsáveis pela organização, pelos lançamentos e pelo o colorido das lojas… DEDICAÇÃO TOTAL A VOCÊ!!!!

Dídimos (falando sempre em coro ou um complementa o outro): É isso aí ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHOR SERVIR!!!

Repórter: e como vocês estão vendo esta festa que está batendo recordesss!!!??

Dídimos: Estamos colhendo o que plantamos: O SUCESSO!!!! (empresário cochicha) O SUCESSO DA FÉ!!!!! VEM PRA CÁ, VEM? (coreografias com malas)

Repórter: O pessoal de casa e os que estão nos ouvindo aqui no santuário, estão preocupados…Eles terão suas lembrancinhas garantidas??

Dídimos: NOS DIVIDIMOS EM DOIS para que você, sua vizinha, comadre e amiga virtual  NÃO SAIA DE MÃOS VAZIAS.  Temos sempre a solução!!! Satisfação garantida ou… (empresário cochicha) VEM PRÁ CÁ, VEM?  (coreografia)

Repórter: Alguma novidade no mercado da fé… (empresário cochicha no seu ouvido) no mercado voltado para fé?

Dídimos: Estamos lançando o TERÇO DIGITAL… Agora você não vai mais se perder nas suas orações… O TERÇO DIGITAL é comandado pela sua voz… e te avisa quantas ave Maria’s estão faltando… E se você não sabe COMTEMPLAR os mistérios, não se preocupe, ele faz isso para você!!!

Repórter: Com certeza isso é mais um reforço para a fé!!! MAIS UMA AÇÃO ORIENTADA, TANTO PARA O OUVINTE PASSIVO COMO PARA O QUE REZA!!!

Dídimos: UM APARELHO ABERTO À PRECE!!! E você só encontra AQUI!!! VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia)

Repórter: Um instante por favor… (ouvindo no ponto)… Sim.. sim… Não é possível!!! As linhas da nossa central estão congestionadas… Mal acabamos de anunciar o TERÇO DIGITAL e o Brasil inteiro quer ter UM… Este é um país com um POVO DE FÈ!!!… Dídimos, como os nossos amigos de casa podem adquirir este APARTELHO DA FÉ?

Dídimos: Isso é mais um MILAGRE DA FÉ NA TELEVISÃO!!!. É muito simples. Basta fazer um depósito identificado em nome de “DOIS LOBOS COMÉRCIO DA FÉ S.A”  em qualquer agência bancaria, de qualquer banco, em qualquer lugar… Depois é só enviar um fax com o comprovante para o número 26666666… e se não tiver como enviar o fax, não se preocupe, ENCONTRAMOS VOCÊ!!!

Repórter: Repetindo o número…

Dídimos: 2666-6666… VOCÊ NÃO PODE FICAR SEM O SEU…. VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia)

Repórter: (ouvindo o ponto) Pessoal um momento, estão chegando mais informações da central… sim…sim… BOMBA!!!! (repórter vira rapidamente para a procissão e grita) SE VOCÊS PARAREM A PROCISSÃO OU SE ABAIXAREM, EU…. EU… (lembrando dos amigos de casa) EU estou aqui com vocês, por que o BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!! Amigos de casa é um MILAGRE a fé do povo BRASILEIRO… O santuário já não cabe mais tanta gente!!! São 02 milhões e meio… eu disse 02 MILHÕES E MEIO de pessoas em um só dia na cidade!!! E O SHOW DA FÉ!!! O comércio está abarrotado de gente querendo seu TERÇO DIGITAL. Já é TOP de vendas!!!

Dídimos: A campanha VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia) Já é mais um SUCESSO da publicidade brasileira!! Ganharemos o prêmio dos PROFISSIONAIS DO ANO!!! E tudo isso com o apoio total do povo brasileiro, este POVO DE FÉ!!!

Repórter: As lojas conseguirão atender tamanha demanda?

Dídimos: Estamos prontos para fatu… (empresário cochicha) estamos prontos para fazer com que você tenha SUCESSO na realização da sua peregrinação e leve com você sua LEMBRANCINHA, nem que seja apenas uma FOTO aos pés da nossa SANTINHA!! VEM PRÁ CÁ, VEM? (coreografia)

O Bloco dos almofadinhas carrega os Dídimos, como se carregasse um santo em um andor. Os Dídimos gritam: “DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”… Saem cantando VEM PRA CA, VEM? Em ritmo de samba!!! Juntam-se a procissão.

Repórter: Como cantou o nosso querido ARCEBISPO…(canta) “Como é grande o meu amor por você…” por vocês MEU POVO BRASILEIRO!!! Estamos dando uma lição de fé no mundo!!! Fé no nosso semelhante!!! O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!! Vamos tentar falar com este povo que faz a festa, a FESTA DA BONANÇA.

Da procissão destaca-se o núcleo do povo. Composto por populares, pessoas simples e de várias regiões do Brasil. Vem em direção ao repórter.

Repórter: Aproxima-se de nós um grupo de romeiros. De onde vocês são?

Povo: (numa espécie de ladainha ZUMBI, vozes com vários sotaques saindo da multidão)

Chá Preta, Corte do Noia

Sorocaba, Coqueiro Seco

Feira Grande, Itu

Feliz Deserto, Girau do Ponciano

Ferraz de Vasconcelos, Mar Vermelho

Olho D’Água do Casado, Francisco Morato

Quebrângulo, Tanque D’Árca

Belo Horizonte, Pirituba

Jacaré dos Homens,Cachorrinho

Bom Jesus do Galho, Tartarugalzinho

Tartarugal Grande, Espera Feliz

Laranja da Terra, Divino de Laranjeiras

Entre Folhas, Bom Conselho

Varre Sai, Fartura do Piauí

Jardim do Mulato, Passa-e-Fica

Anta Gorda, Não-Me-Toque

Braço do Trombudo, Pedra Mole

Pingo D’agua, Soledade,

Promissão, Amém

Repórter: O que vocês estão achando desta festa da CONSOLIDAÇÃO DA FÈ, da sua FÉ?

Povo (vozes com vários sotaques saindo da multidão em cânone): Um beijo para minha mãe… Beijo para meu pai… Beijo para minha filha… beijo para minha sogra…Beijo para meu irmão…. Beijo para minha vizinha…. Beijo para meu cachorro…

(bem no fundo, no meio do povo, surge um cartaz: EU ESTOU AQUI MÃE!!!!! Outros cartazes poderão surgir. Esses tipos de cartazes que vemos durante a exibição de partidas de futebol quando é focalizado o povão)

Repórter: O que trouxeram vocês até aqui?

Povo (em coro, em cânone): PAGAR…  PROMESSA… PAGAR…. PROMESSA… PAGAR…. PROMESSA… PAGAR…. PROMESSA (no meio deste coro surge a palavra COMPRAR, confundindo-se com as outras.)

O núcleo do povo começa uma espécie de lamentação, sempre usando as palavras PAGAR, PROMESSA e COMPRAR (minha culpa, minha máxima culpa). Ocupam todo o palco agora.

Repórter: Bem meus amigos de casa, A FESTA VAI CONTINUAR!!! Hoje chegamos no fim da nossa transmissão do dia no santuário, nesta expressão da fé do povo. O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!! Amanhã continuaremos a mostrar o povo na sua mais pura demonstração de …

Um grupo de pessoas passa pelo repórter e o carrega, como se carregasse um santo em um andor. Repórter grita “DEVAGAR COM O ANDOR, QUE O SANTO É DE BARRO”… Saem cantando VEM PRA CA, VEM? Em ritmo de samba!!! E vão em direção a mesa no outro plano. Os outros núcleos (igreja, empresários e políticos), com seus respectivos representantes, saem da procissão e vão em direção a mesa no outro plano. Na mesa tem 13 lugares. Eles ocupam seus lugares na mesa, formando uma imagem parecida com a Santa Ceia. Os representantes dos núcleos ocupam o centro de destaque da mesa, inclusive o repórter.)

Arcebispo: Tomai e comei…

Prefeito: este é o seu Corpo

Dídimos: que será entregue para nós.

Repórter: O BRASIL SE REÚNE AQUI!!!!!

Após estas falas, começa a cair do alto, encima da mesa, muito dinheiro. É uma ORGIA CAPITALISTA. Cada núcleo procura encher suas sacolas, malas e cuecas de dinheiro. Isso deve ser feito de forma bem lascívia, deixando de lado qualquer protocolo. Cada um defendendo seu interesse.

Enquanto acontece a ORGIA CAPITALISTA na Santa ceia, abaixo o povo continua sua contrição. Agora eles trazem objetos de ceras representando o milagre alcançado. Pode ser um braço, um coração, uma perna, uma cabeça… Até cachorro de cera. Pessoas carregam miniaturas de carros, barcos, casas, um quadro de Nossa Senhora, cadernos de vestibulares, bicicletas, caranguejos na cabeça… Pessoas andam de joelhos, se arrastam, se batem…. trazem cadeiras de rodas, muletas… um grupo se aglomeram em volta de uma corda, puxando… Tudo isso feito ao som de uma grande lamentação.

A imagem da ORGIA CAPITALISTA e a LAMENTAÇÃO do povo vão se confundindo, virando uma coisa só. Uma simbiose.

[1]FIM


[1] Por enquanto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s