Arte da asas e não muletas.

A frase/título parece óbvia. Será?

A frase acima está no Prefácio de Cromwell, escrito por Victor Hugo. Este prefácio foi considerado pelos românticos o manifesto do Romantismo, não que Victor Hugo tivesse a intenção de escrever um manifesto. Estava apenas expondo suas idéias, idéias estas que foram de encontro com o desejo romântico.

O Romantismo surgiu na Europa nas últimas décadas do sec XVIII, mais precisamente onde hoje é a Alemanha, tendo como apoio o movimento literário Sturm und Drang, que tem Gothe e Schiller à sua frente. Vai permanecer em voga durante boa parte do sec XIX, e é na França que vai ganhar força, sendo seus ideais divulgados para o mundo.

É na França, em 1802, que nasce Victor Hugo, que vai se envolver com a poesia muito cedo, escrevendo uma ampla obra, e será considerado um dos principais autores do Romantismo.

No Prefácio de Cromwell, Victor Hugo propõe a mistura de gêneros, a necessidade do grotesco na obra de arte, a rejeição das regras, a recusa da imitação de modelos, e, principalmente, a liberdade na arte.

Essa liberdade, não era uma liberdade anárquica. Era antes de tudo baseada nas leis que regem a natureza, no real. Não é a realidade absoluta, mas uma realidade idealizada. Tirada do seu contexto e trabalhada pelo EU do artista.

Ao propor estas idéias, Victor Hugo estava indo contra os ideais, os conceitos do classicismo. Apondo-se a razão.

O rompimento proposto por Victor Hugo, nos leva à questão acima levantada: será óbvia a afirmação feita de que a arte da asas e não muletas?

Não me parece obvio. Temos sempre a necessidade de nos prender a regras, que muitas vezes nos castram; a mestres, que muitas vezes nos deixam, nos sufocam à sua sombra. Não que as regras e mestres não sejam necessários. Mas é necessário descobrir seu caminho, suas regras para determinado trabalho que não será para outro. Fincar sua raiz na terra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s