Envelhecer

A SAUDADE é inerente ao ser humano. Sentimos saudade de cheiros, de gestos, de pessoas, de encontros e de como fomos um dia. SOMOS marcados por encontros, mas ignoramos o marco que um encontro produz em nós. De tempos em tempos nos perdemos e precisamos encontrar ou sermos encontrados.

A SOCIEDADE moderna parece evitar o encontro. Acabamos nos fechando a cada dia, mais e mais, evitando o “olho no olho”, a experiência humana. Temos milhares de tecnologias para facilitar, para aproximar as pessoas, mas preferimos usá-las como esconderijo, como escudo, evitando demonstrar emoções. Seria medo de aprofundar relações e um dia sentir SAUDADE?

Essa mesma sociedade afasta Homem da alma, da essência e faz com que corra atrás da eterna juventude, priorizando a imagem de como fomos um dia. Ela nos deixa nostálgicos, remoendo lembranças, saudosos da nossa juventude. Vivemos numa cultura que teme o envelhecimento e valoriza a vitalidade e a beleza dos jovens. Mas acontece que nosso país já não é mais considerado um país de jovens. A cada dia aumenta o número de pessoas idosas e é preciso olhar com outros olhos o envelhecer.

Na ATUAL sociedade, envelhecer é ficar preso num passado, é ser confinado nas lembranças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s