Gato preso na gaiola…

Hoje eu vi um gato preso numa gaiola. Achei engraçado, mas depois fiquei pensando… outra vez os meus pensamentos…

Gato para mim é um bicho que quer liberdade e que tem muita personalidade. Dizem que um bicho difícil de ser adestrado. Alguém já tentou colocar uma coleira num gato para tentar passear? Eu já tentei, mas eles não saíram do lugar… tenho 05 gatos e nenhum aceitou a coleira… Eles querem é ficar soltos e fazerem o que bem entendem. Se quiserem carinho, eles têm seu próprio jeito de pedir… se não quiserem conversa, ficam na deles…

Bom, voltando ao gato preso na gaiola. Ele me fez pensar… Será que esta é uma forma simbólica de prender, castrar a liberdade? Daí, achei esta crônica de Carlos Drummond de Andrade que fala de gatos e que me fez pensar numa outra coisa… As palavras de Carlos Drummond:

“Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultura. É o movimento civilizado de um organismo plenamente ajustado às leis físicas, e que não carece de suplemento de informação. Livros e papéis, beneficiam-se com a sua presteza austera. Mais do que a coruja, o gato é símbolo e guardião da vida intelectual”

Agora pensei no gato como um ARTISTA. Sim, um artista que vive os prazeres e desprazeres da vida, que dá seus saltos pela sua arte. Que é (longe de se achar o único) de alguma forma símbolo e guardião de uma vida intelectual. Este Artista se vê engaiolado quando precisa de uma política CULTURAL adequada para o seu fazer, refém de leis que beneficiam empresas que pensam nos resultados, nos números do seu marketing. Acaba tendo seus movimentos cerceados ou adaptados às condições impostas. E o seu salto? O salto acaba restrito, a mercê de um mercado.

“É o movimento civilizado de um organismo plenamente ajustado às leis físicas…” eu diria: é o movimento civilizado de um organismo plenamente ajustado às leis de MERCADO…

Pobre do gato. Pobre do artista!!!

Deixe um comentário

