Incômodo 

O metrô é um lugar rico em possibilidades de historias. São universos paralelos em convivência e, quase sempre, uma convivência apertada e incomoda. O individualismo muitas vezes impera. A minha pressa é mais apressada que a sua, a mochila cria um espaço ocupando espaço de alguém, protegendo você de alguém… E preocupados com o nosso umbigo, vamos indo e vindo sempre!

Hoje, uma senhora entrou carregando uma mala imensa e mais uma bolsa. Eu estava sentado e próximo a um assento livre. A ajudei a se acomodar com seu malão. Ela para proteger sua mala, a enfiou entre as pernas, espremendo minhas pernas contra as pernas de uma moça que estava ao meu lado. Tentei me encolher o máximo possível para não incomodar a moça ao meu lado e, ao mesmo tempo, ajudá-la no seu objetivo de proteger sua mala.  Ok, eu estava sendo gentil e me contorcendo. Não me custava nada fazer aquilo. Ela sacou seu celular da sua outra super bolsa e entrou no seu universo paralelo movido a celular.

Ao lado dela, em pé, viajava um rapaz vestindo uma jaqueta aberta. Um dos lados da jaqueta roçava o rosto dela, conforme o trem se movimentava. O rapaz não se dava conta do que acontecia. Também estava envolvido no seu universo paralelo movido a celular. A senhora interrompia seu mundo paralelo e dava tapas na jaqueta do rapaz a cada roçada do rosto. Fazia caretas de incômodo. Eu, perto dela, assistia a tudo e me contorcia para dar espaço para a sua mala. Viajamos várias estações juntos… Ela saia do seu mundo paralelo, estapeava a jaqueta do rapaz e eu espremia minhas pernas para dar espaço para a mala e não incomodar a garota ao meu lado. 

Do lado oposto ao nosso, uma senhora ria e comentava com o senhor ao seu lado sobre a atitude da senhora. Eu sorri para ela e fiz um gesto indicando meu aperto… Ele ria e sacudia a cabeça como se dissesse: folgada!

Fiquei torcendo para que a senhora abordasse o rapaz para dar bronca por causa da jaqueta. Seria minha deixa para seguir mais algumas estações, só para discutir com ela o seu INCÔMODO e tentar descobrir quem incomoda quem nesta roda viva zumbizada que nos impusemos!!!

  

Deixe um comentário

