Oficina “RIR É O MELHOR REMÉDIO!” para empresas

O humor é um estado de espírito e – muitas vezes – é um remédio para soluções de problemas, geração de idéias e para a criação. Afastamo-nos deste estado em função da correria que a vida nos coloca, das responsabilidades que assumimos, do tempo que passa, das… das… Desaprendemos a brincar.

O conhecimento e a prática do teatro abrem novamente as portas, desenferruja, para acessar este estado perdido, abrindo espaço para que o indivíduo seja, o jogo apareça, criando um autoconhecimento é a compreensão das relações na vida. A figura do palhaço é o tema de partida para construção de uma nova forma de ver mundo, uma forma ingênua ou, muitas vezes, tão realista, que chega a doer. Verdades são ditas. E quanto mais o indivíduo puder rir das suas mazelas, mais será uma pessoa melhor, terá mais capacidade para criar, possibilitando-o explorar novas possibilidades de expressão.

O dia a dia nos obriga a usarmos máscaras para enfrentar as demandas da vida, com isso vamos nos afastando da nossa essência, da nossa prontidão para brincar, vamos nos engessando e desaprendendo a rir das pequenas coisas.

Como rir das nossas idiossincrasias? Como redescobrir a brincadeira, o jogo, o outro? Foi pensando nestas indagações que surgiu a oficina “Rir é o melhor remédio!”. A oficina é destinada a empresas que querem dar aos seus funcionários um espaço para conhecimento pessoal, um momento de descontração e, quem sabe, formar um grupo de teatro, de voluntários.

Oficina pretende trabalhar a criatividade e a expressividade dos envolvidos, através de conceitos como: improvisação, o palhaço X o ridículo, a comicidade corporal, ocupação do espaço, a repetição cômica, qualidade de movimento, dinâmica, relação espacial, expressividade, o jogo cênico, entre outros. O teatro é um valioso instrumento para o desenvolvimento crítico, criativo e expressivo das pessoas.

Em 2001 realizei na SERASA SP uma oficina “Despertando seu Palhaço” com os mesmos princípios da oficina “Rir é o melhor remédio!”. Desta oficina nasceu o grupo MAGIA DO RISO, um grupo de voluntários, todos funcionários da SERASA. O grupo continua atuando em entidades carentes até hoje.

Objetivos:

  • Autoconhecimento;
  • Despertar a criatividade e a sensibilização;
  • Desenvolver a relação e o trabalho em grupo;
  • Despertar a consciência crítica bem como ampliar a possibilidade de expressão;
  • Desinibição;
  • Formação de grupos de trabalhos voluntários, dentre outros;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s